Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade

5 ideias incríveis para suas fotos de Ano Novo

A celebração do Ano Novo é uma tradição milenar, ou seja, surgiu há milhares de anos e varia de acordo com a cultura e a tradição de cada povo ou país, mas em geral, é celebrada no primeiro dia do calendário gregoriano, que é o dia 1º de janeiro.

Nessa festividade, é comum que as pessoas façam diversos rituais para garantir muitas coisas boas no ano que irá começar. 

É também excelente para aproveitar a ocasião e fazer fotos de ano novo para você guardar de recordação as lembranças de uma passagem cheia de alegria e positividade.

A origem da festa de ano novo

Antes de trazermos dicas e inspirações para você fazer suas fotos de ano novo em grande estilo e com alta qualidade, seria legal conhecer um pouco da origem dessa festa tão tradicional. Então, se você gosta de História, não pule esse tópico. 

Podemos afirmar que a celebração da passagem de ano surgiu com as antigas civilizações que se desenvolveram às margens dos grandes rios, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates. Essas civilizações utilizavam calendários baseados no movimento do sol e da lua, que eram usados para determinar as estações do ano e os momentos propícios para o plantio e a colheita.

Os antigos egípcios, por exemplo, não tinham uma data fixa para celebrar o ano novo, pois essa festa estava atrelada à inundação do Rio Nilo, que marcava uma época de abundância e renascimento.

Já na China, o ano novo é baseado no calendário lunar, que abrange as 12 fases da lua. As festividades chinesas promovem muitos rituais para atrair positividade e prosperidade.  

Império Romano X Cristianismo

Os antigos romanos já consideravam janeiro como um mês importante  porque era o mês consagrado ao deus Janus. Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

Conforme o então imperador Júlio César foi ganhando mais poder, foi impondo aos povos conquistados o seu novo calendário, designando janeiro, em homenagem ao deus Janus, como o primeiro mês do ano.

Contudo, com a queda do Império Romano e a ascensão do Cristianismo, a Igreja determinou que as celebrações de janeiro eram pagãs e que o Ano Novo passaria a ser celebrado no dia 25 de março, data escolhida em homenagem a aparição do arcanjo Gabriel à Virgem Maria e o início da história de Cristo.

Quando o dia 01 de janeiro foi escolhido “oficialmente” para iniciar o ano?

No século 16, mais precisamente em 1582, o papa Gregório 13 introduziu o calendário gregoriano e o primeiro de janeiro foi restabelecido como Ano Novo nos países católicos.

Essa alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas” e teve o objetivo de ajustar a contagem do tempo do ano civil com o ano solar (período que a terra leva para dar uma volta ao redor do sol), pois o calendário da Igreja estava atrasado em quase uma semana. 

A mudança estabeleceu uma duração mais exata para o calendário e uma base de cálculo para as festas móveis cristãs, como a Páscoa.

Porém, a Inglaterra estava vivendo uma reforma protestante e se rebelou contra a Igreja Católica. Assim, continuou continuou celebrando o ano novo no dia 25 de março até 1752. Naquele ano, porém, um ato do Parlamento alinhou os britânicos com o resto da Europa.

Hoje em dia, a maioria dos países é orientado pelo calendário gregoriano, mesmo que muitos ainda conservem certas tradições dos seus antepassados.  

5 ideias incríveis de fotos de ano novo

Com o passar do tempo, as festividades de Ano Novo espalharam-se pelo mundo, ganhando novos significados e tradições. Mas de maneira geral, na cultura ocidental, a celebração do Ano Novo está associada à renovação e à esperança de um futuro melhor. É comum nessa época do ano fazer planos, estabelecer metas e refletir sobre o que passou.

Em muitos países, a celebração do Ano Novo é marcada por festas e queimas de fogos de artifício. Em outros, as comemorações são mais discretas e familiares, marcadas por jantares e reuniões com amigos e parentes.

Não importa como você costuma comemorar a sua passagem de ano, separamos várias dicas e inspirações para você fazer fotos de ano novo que serão inesquecíveis. 

1. Use cenários para as suas fotos

O segredo principal para uma boa foto é uma boa iluminação, porém, pensar no cenário onde a foto será feita também é importante. Por isso, para você mesmo fazer fotos de ano novo incríveis, que tal criar um cenário instagramável? Confira algumas inspirações que você pode encontrar no Pinterest: 

Foto do Pinterest
Foto do Pinterest
Foto do Pinterest
Foto do Pinterest
Foto do Pinterest
Foto do Pinterest

 

2. Escolha uma paleta de cores para os looks

Para as suas fotos de Ano Novo ganharem um ainda mais qualidade e, especialmente, remeterem às festividades de fim de ano, escolha uma paleta de cores que sua família ou amigos deverá usar. 

Isso trará mais harmonia e refinamento para as suas fotografias: 

 

Foto: Primeiro Minuto Fotografia

 

Foto: Laura Alzueta

 

3. Componha suas fotos com acessórios

Para deixar suas fotos de ano novo com mais cara de festividade, use os acessórios a seu favor: balões, luzinhas, taças e sparkles são excelentes itens que você pode usar ao registrar os momentos durante a celebração.

Foto: Sonhar e Morar

 

Foto: Les Demoiselles

 

 

 

Foto do Pinterest

4. Use e abuse do brilho 

As suas fotos de ano novo vão ficar ainda mais bonitas se você usar elementos que contenham brilho e, de preferência, sejam nas cores prateadas ou douradas.

Foto do Pinterest

 

 

Foto do Pinterest

 

 

5. Fotos de ano novo na praia

Muitas pessoas costumam celebrar a chegada do ano novo na praia, mas nem sempre é fácil fazer fotos legais. Então, separamos algumas referências legais para você colocar em prática na sua próxima viagem:

Foto do Pinterest

 

Foto do Pinterest

 

Fazer fotos de ano novo durante a noite nem sempre é simples, por isso,  você precisa conferir o nosso Guia Definitivo para fazer fotos noturnas aqui.



 

Foto do Pinterest

 

 

Quais dessas ideias de foto você mais gostou e vai colocar em ação no seu próximo Ano Novo? Continue acompanhando nosso blog para novas inspirações.

Deixe um comentário
Leia Também

Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

02 de Março de 2022
Categoria: Fotografia
Ensaio fotográfico de crianças: 5 dicas para fotografar

Quer aprender como fazer um ensaio fotográfico de crianças para recordar esses momentos que passam tão rápido da melhor maneira possível? Então acesse e saiba mais!

Leia mais >

7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

01 de Dezembro de 2021
Categoria: Fotografia
7 ideias de fotos de mesversário para melhores fotos do seu bebê

Quer conhecer algumas belas ideias de fotos de mesversário para o seu pequeno? Então acesse agora e descubra!

Leia mais >